Fazendo exame de urina com antibiótico: o que fazer para evitar interferência?
Realizar um exame de urina com antibiótico pode gerar resultados imprecisos, prejudicando a análise clínica. Por isso, é importante seguir algumas orientações para evitar interferências.
Evite o uso de antibióticos antes do exame
O ideal é suspender o uso de antibióticos pelo menos 48 horas antes do exame de urina, a menos que seja estritamente necessário para o tratamento de uma infecção.
Informe o laboratório sobre o uso de antibióticos
É fundamental informar ao laboratório sobre qualquer medicamento que esteja sendo utilizado, incluindo antibióticos, para que seja feita a devida análise dos resultados.
Realize o exame de urina antes do início do tratamento com antibióticos
Se possível, faça o exame de urina antes de iniciar o tratamento com antibióticos, para garantir resultados mais precisos e evitar interferências nos resultados.
Repita o exame após o término do tratamento com antibióticos
Caso seja necessário realizar o exame durante o tratamento com antibióticos, é recomendável repeti-lo após o término do tratamento, para verificar se houve alguma interferência nos resultados.
Consulte sempre um profissional de saúde
Em caso de dúvidas sobre o uso de antibióticos e a realização de exames, consulte sempre um médico ou profissional de saúde qualificado para orientações adequadas.
Evite automedicação
A automedicação com antibióticos pode prejudicar a análise de exames de urina, por isso, siga sempre as orientações médicas e evite o uso indiscriminado desses medicamentos.
Mantenha-se hidratado
Beber bastante água pode ajudar a diluir a concentração de antibióticos na urina, minimizando possíveis interferências nos resultados do exame.
Siga as orientações do laboratório
Por fim, siga sempre as orientações do laboratório de análises clínicas para a coleta e armazenamento adequados da amostra de urina, garantindo resultados mais precisos.