DNA: O ácido desoxirribonucleico
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula presente em todas as células dos seres vivos. Ele contém as informações genéticas que determinam as características de um organismo, como cor dos olhos, tipo sanguíneo e predisposição a certas doenças. O DNA é composto por uma dupla hélice formada por nucleotídeos, que contêm as bases nitrogenadas adenina, timina, citosina e guanina.
RNA: O ácido ribonucleico
O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula essencial para a síntese de proteínas no organismo. Ele atua como um mensageiro, levando as informações contidas no DNA até os ribossomos, onde ocorre a tradução do código genético em proteínas. O RNA é composto por uma única cadeia de nucleotídeos, que contêm as bases nitrogenadas adenina, uracila, citosina e guanina.
Proteínas: Os blocos de construção do organismo
As proteínas são moléculas fundamentais para a estrutura e funcionamento das células. Elas desempenham diversas funções no organismo, como transporte de substâncias, defesa contra agentes patogênicos e regulação de processos metabólicos. As proteínas são compostas por cadeias de aminoácidos, que são sintetizadas a partir das informações genéticas contidas no DNA e no RNA.